31 março 2016

Você sabia que no Hospital também estudamos?

Eu estou em tratamento no Hospital Pequeno Príncipe e esta reportagem é para mostrar que atualmente as crianças internadas em hospital não precisam desanimar com os estudos, pois muitos hospitais como este que eu estou tem uma equipe de professores e educadores para nos ajudarem.
Conheci aqui no HPP, a Alessandra Poteriko (12 anos). Ela estudou com a professora junto com o Luís, pois eles estavam no mesmo quarto. Ela escreveu um texto contando sobre sua atividade com a professora. Disse que fizeram pintura com aquarela, ouviram uma canção chamada Ora Bolas, que falava sobre a rotação do planeta e escreveram palavras com um jogo chamado Segredo. 
Durante este internamento, estudei sobre os animais, e descobri que eles são divididos em dois grupos: vertebrados e invertebrados. Na aula, utilizamos uma ficha com imagens de animais e eu, o Luís e o José, tínhamos a tarefa de formar grupos a partir das características dos animais. Foi uma confusão. Alguns nascem de ovos, outros não, alguns tem pelos, outros são pelados, ou tem penas, e outros escamas... são diferentes também na forma de se locomoverem, a cobertura do corpo, a alimentação, a forma como respiram e como se deslocam.
Eu também participei de uma experiência científica, aqui chamamos de Experiências Curiosas. Pegamos uma bexiga e uma garrafa e colocamos sal e água. E então colocamos a bexiga na boca da garrafa, esperamos um minuto e encheu a bexiga de ar.
Em meu caderno já fiz atividade de história, matemática, e quando voltar para a escola eu vou continuar estudando.

24 março 2016

Hora do Conto


A Biblioteca Pequeno Príncipe, no saguão do 5° andar, tem uma nova atividade para a criançada. Todas  as 3as-feiras de manhã, a equipe de Educação e Cultura apresenta uma rodada de "leitura animada", com música e sonoplastia dando vida às história dos livros. Contos de fadas, clássicos da literatura infantil brasileira e internacional, poesia - a cada atividade uma seleta de bons textos são apresentados, incentivando as crianças a conhecerem os livros e a se apaixonarem por eles.


22 março 2016

Meu Jardim Imaginário



Meu nome é Amanda Gabrielle Damásio Roque, tenho 11 anos e estudo no Colégio Estadual Gelvira Corrêa Pacheco, curso o 7º ano. Estou internada no Hospital Pequeno Príncipe para cuidar da minha saúde.
Enquanto estive internada fiz muitas coisas legais. Fui ao cinema, participei de várias atividades - escolares e culturais - e numa atividade especial fui convidada para criar um jardim imaginário.
Nesta atividade aprendi que as plantas, para crescerem, precisam de cuidados e amor. Os cuidados são muitos, entre eles: ter uma boa terra, água, luz do sol, cortar folhas velhas para que as novas possam crescer fortes.
O agricultor que nos ensinou sobre este tema foi o Mago das plantas. Ele contou que virá ao hospital para trabalhar com as crianças internadas a cada duas semanas. Plantei muitas sementes, tentando criar um jardim interessante: girassol, feijão, alho-poró, salsinha e a flor da libélula. Também plantei ervilhas.
Eu me senti muito feliz criando meu jardim, achei a atividade interessante e gostaria de ter outros encontros para conhecer mais sobre plantas e ter mais informações sobre a natureza e como cuidar dela. Queria muito descobrir mais detalhes sobre as plantas do meu jardim e aprender mais sobre as plantas em geral, pois sou curiosa e gosto de aprender.

Autora: Amanda Gabrielle Damasio Roque
Hospital Pequeno Príncipe
18/03/2016





21 março 2016

Mestre é quem aprende



A equipe de Educação e Cultura do Hospital Pequeno Príncipe é composta por  educadores com as mais diversas formações: Letras, Artes Cênicas, Psicologia, Jornalismo, Pedagogia, Matemática. Para ampliar as possibilidades de atendimento da equipe, os professores costumam se reunir para compartilhar conhecimentos e propostas de trabalho. No último dia 17 de março quem conduziu a atividade foi a professora Mariliza Portela, que mostrou aos outros professores uma maneira bem dinâmica de ajudar as crianças a dominarem a tabuada através de um jogo matemático.
Como dizia o grande escritor João Guimarães Rosa, mestre não é quem sempre ensina mas quem, de repente, aprende.


14 março 2016

Experiências curiosas: perguntar, pesquisar, aprender




Se você colocar um clips num pote água, ele vai boiar ou afundar? Experimente fazer esta pergunta para as pessoas. A maioria vai responder que afunda, o que está correto. Mas... nem sempre! Foi com perguntas como esta que as crianças se defrontaram na última 6a-feira, dia 11 de março, em mais uma Ciranda do Saber na sala de Educação e Cultura. 
O assunto do dia era a tensão superficial da água. Pode parecer um tema meio árido de se tratar com crianças, algo distante de sua vivência cotidiana. Mas a professora Mariana Hoffmann, com perguntas e experimentações instigantes, fez com que o complicado ficasse simples. Foi uma tarde de muitas surpresas e descobertas pra garotada - e até para seus familiares, que se surpreenderam e aprenderam junto com as crianças.





02 março 2016

As novas aventuras da Fada de Botas


Depois de encantar as crianças com seu livro "A fada de botas", a escritora Fernanda Salgueiro prepara agora a continuação da história em sua próxima obra, "A fada de botas e o menino adormecido". As novas aventuras da simpática fadinha vêm com uma surpresa: as imagens do livro serão feitas por dois ilustradores. Maureen Miranda, que já assinou as ilustrações do primeiro livro, fará as imagens coloridas da fadinha e do mundo das fadas. Rogério Borges ilustrará em preto e branco o mundo dos humanos.
Enquanto a fada e seu amigo não chegam com suas novas aventuras, Fernanda segue encantando as crianças do Pequeno Príncipe, contando a história do primeiro livro no setor de Educação e Cultura.