10 dezembro 2015

Cientistas visitam o Pequeno Príncipe

O setor de Educação e Cultura do Pequeno Príncipe recebeu visitas muito especiais nas duas últimas 3as-feiras. No dia 1° o professor Francisco de Assis Marques, da UFPR, veio falar de suas pesquisas para a criançada do hospital e para seus familiares. Sua apresentação teve o título “Curiosidade, conhecimento e criatividade no controle de pragas” e com ele ficamos sabendo dos esforços dos cientistas de nossa universidade pública para controlar pragas como a da aranha marrom e o mosquito da dengue utilizando produtos naturais de baixa toxidade. Aí entra a criatividade dos cientistas: o uso de aspirador de pó nas frestas e cantinhos da casa, por exemplo, pode diminuir muito a presença das perigosas aranhas marrom.




No dia 8 quem nos visitou foi o professor Eduardo Ramires, que atua na Universidade Tecnológica Federal do Paraná e nas Faculdades Integradas Espírita. Junto com ele veio seu assistente, Jonata Giovanella . Eles também trabalham com controle de pragas, especialmente de escorpiões e aranhas. O tema desta vez foi “O mundo sobre oito pernas”. Foi mais uma tarde em que aprendemos muito sobre os hábitos destes animais e a maneira como nos defendermos deles sem causar estragos à natureza e a nossa própria saúde. 





Estas visitas fazem parte de uma parceria do Pequeno Príncipe com estes professores que voluntariamente disponibilizam seu precioso tempo para virem ao hospital compartilhar seus saberes conosco. É uma ação de muito valor, aproximando a universidade pública da população.

 


Nenhum comentário: